quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os anos 90 estão de volta. E melhores do que nunca

O começo

O Third Eye Blind (3eb) é uma banda que surgiu em São Francisco, CA, no início dos anos 90, fazendo um rock alternativo, energizante, bem pra cima; um típico som de verão. Após gravar algumas demos (entre elas, Tattoo of the Sun), a banda fechou contrato em meados de 96 com uma grande gravadora e em 97 lançou o primeiro álbum, “Third Eye Blind”.

Tattoo of the Sun (1994 Demo)


Photobucket

download: http://www.4shared.com/file/74887252/7e791f6d/Third_Eye_Blind_-_3eb.html?s=1

Esse álbum é considerado até hoje um dos maiores clássicos dos anos 90 e não é por menos. O disco tem alguns dos singles mais famosos da época, como “Semi Charmed-Life” (quem não se lembra do famoso “do-do-doo doo-do-do-doo”), “How’s It Gonna Be”, “Jumper” (recentemente redescoberta por Jim Carrey, em seu último filme), “Losing a Whole Year” e "Graduate".

Semi-Charmed Life


How's It Gonna Be


Jumper


Losing a Whole Year


Graduate


Além dos singles, o primeiro disco tem outras excelentes canções que fizeram ainda mais sucesso com o círculo de fãs e com aqueles que não se contentaram com as músicas que tocavam exaustivamente nas rádios.

“Narcolepsy”, “Thanks a Lot”, “London”, “The Background”, “God of Wine” e “Motorcycle Driveby” (considerada a melhor música da banda pela maioria dos fãs) são alguns exemplos.

Motorcycle Driveby


Com letras inteligentes e provocativas (cortesia do vocalista Stephen Jenkins) e com linhas de guitarras hipnotizantes (cortesia de Kevin Cadogan e posteriormente Tony Fredianelli), além de baixos (Arion Salazar) e baterias (Brad Hargreaves) eletrizantes, o Third Eye Blind se tornou, na segunda metade da década de 90, uma das maiores bandas dos EUA.


Maturidade


Em 1999, o 3EB lançou “Blue”, um álbum que seguia na mesma linha do primeiro, ainda que fosse mais eclético e maduro.

Photobucket

download: http://rapidshare.com/files/211039368/Blue_-_Third_Eye_Blind.rar

download Slow Motion (sem censura): http://www.filestube.com/fa39ebe48805935803e9/details.html

Pouco tempo após lançarem "Blue", o guitarrista Kevin Cadogan deixou o grupo, dando lugar a Tony (que era o guitarrista da banda no início da década, antes da entrada de Kevin). Muitos acham que o som da banda perdeu com a saída de Kevin, que assim como The Edge do U2 e Nick McCabe do The Verve, conseguia transformar linhas de guitarras relativamente “simples” em sons memoráveis. Apesar de gostar muito do Kevin, a entrada de Tony não trouxe perdas sonoras para a banda, ao menos é o que penso.

“Blue” foi muito bem recebido pela crítica e pela maioria dos fãs. Muitos outros que haviam desprezado o álbum quando do lançamento, hoje dizem tê-lo redescoberto, considerando-o um excelente trabalho.

Merecem destaque os singles “Never Let You Go”, “Deep Inside of You”, "Anything" e “10 Days Late”, além de outras que se tornaram algumas das melhores músicas da carreira da banda, como “Wounded”, “The Red Summer Sun”, “Camouflage” e “Slow Motion” (que teve a versão com letra censurada e tendo sido lançada oficialmente apenas como instrumental).

Never Let You Go


Deep Inside of You


Anything


10 Days Late


Wounded


Tony brilha

Após quatro anos do lançamento de “Blue”, o Third Eye lança “Out of The Vein”.

Photobucket

download: http://www.4shared.com/file/42678557/63a2949/Out_Of_the_Vein.html?s=1

A maior parte das letras tem como tema o relacionamento e o rompimento do vocalista Stephen Jenkins com a atriz sul-africana Charlize Theron. Ainda que pudesse tornar-se um assunto monótono, Jenkins consegue usar o tema apenas como pano de fundo para suas metáforas e alusões, tornando “Out of The Vein” um álbum com algumas de suas melhores letras.

O som aqui é energizante do começo ao fim, possibilitando a Tony demonstrar todo seu talento, principalmente na melhor música, “My Hit and Run”.

My Hit and Run


Também merecem destaque “Blinded”, "Faster", “Crystal Baller”, “Forget Myself”, “Misfits” e “Wake for Young Souls”.

Blinded


Faster


Crystal Baller


Forget Myself


O retorno

O quarto álbum do 3EB começou a ser concebido pouco tempo depois do lançamento de “Out of The Vein”. Após grandes especulações e mudanças de data, na última terça-feira, 18 de agosto, a banda lançou “Ursa Major”, talvez o melhor álbum desde o primeiro.

Photobucket

download: http://www.4shared.com/file/134146066/1dd0bfa9/Third_Eye_Blind-Ursa_Major-2009_Album-_HQ_Audio_.html?s=1

Não gosto de comparações, mas pode-se dizer que “Ursa Major” tem um pouco de “Third Eye Blind” e “Blue”, com algumas inovações características da banda. O disco abre com quatro das melhores faixas, “Can You Take Me”, “Don’t Believe a Word”, “Bonfire” e “Sharp Knife” (uma das mais enérgicas da carreira do Third Eye).

Don't Believe a Word


Bonfire


Sharp Knife


Na canção seguinte “One in Ten”, Jenkins canta sobre ter um relacionamento com uma lésbica, numa das mais controversas letras da banda. “All to Break” segue na sequência, mostrando o por que da banda ser a mais requisitada nos campi das universidades norte-americanas, vendendo mais de 1 milhão de lugares nos últimos três anos (lembrando que a banda ficou 6 anos sem lançar material oficial novo). A canção começa calma, com um violão acústico e uma guitarra ao fundo que até lembra um pouco Guns ‘N Roses, até explodir num refrão avassalador e retornar à calmaria, com direito a coro ao fundo. “Summer Town” lembra os anos pré-97 e nos presenteia com o típico refrão da banda, daqueles que grudam e não saem da cabeça.

Summer Town


“Why Can’t You Be” bem que poderia estar no primeiro ábum, já que nos remete a “How’s it Gonna Be”. É uma das mais belas canções do 3EB. Atente-se para a guitarra de Tony ao fundo.

As 2 faixas seguintes, “Water Landing” (minha preferida) e “Dao of St. Paul” demonstram a ousadia e a criatividade da banda. Cada parte da música é uma nova música.

Dao of St. Paul


O álbum fecha com “Monotov’s Private Opera”, outra bela canção e “Carnival Barker”, um instrumental viajante que muito provavelmente é a introdução da primeiro música do próximo álbum, “Ursa Minor”, que deve sair até o início de 2010, e que contêm algumas músicas que não entraram em “Ursa Major”.

Pra quem quer conhecer uma banda talentosa, pra ouvir todos os dias sem cansar, o Third Eye Blind é uma excelente opção. Fica a dica.

Site oficial: www.3eb.com
My Space: www.myspace.com/thirdeyeblind

Um comentário:

  1. Muito legal.
    É bom ver alguém reconhecendo o valor do 3eb.
    A banda é muito boa, mas pouca gente sabe.

    :D

    ResponderExcluir